sábado, 2 de junho de 2012

PARLENDAS

As Parlendas fazem parte do folclore brasileiro e representam uma importante tradição.Apresentam-se como recurso lúdico (os jogos) com linguagem simples e atraente.Em contato com as Parlendas as crianças poderão dar os primeiros passos para a comunicação verbal.
Por isso as Parlendas podem ter um papel importante na alfabetização, além de ajudar a dsenvolver sua dicção e aprendizagem geral.

As parlendas, com seus textos rimados, sua marcação rítmica e seu caráter lúdico, são textos privilegiados para incentivar a correspondência entre o som e os sinais escritos. As cantigas, com letras curtas ou não, permitem que as crianças, conhecendo-as de memória, façam atividades como localizar palavras específicas, organizar versos na ordem correta, completar lacunas usando banco de palavras, entre outras.
No eixo de músicas as crianças poderão tomar contato com diferentes versões da mesma cantiga, percebendo que há ritmos diversos e várias possibilidades de interpretação. Com a construção de instrumentos musicais e o canto das músicas as crianças desenvolvem suas noções de ritmo, timbre, compasso, e ampliam seu repertório musical.

Já conhecemos algumas Parlendas Como:

PISEI NO ROLINHO E O ROLINHO ROLOU
PISQUEI PRO MOCINHO
E O MOCINHO GOSTOU
CONTEI PRA MAMÃE E A MAMÃE NEM LIGOU
CONTEI PRO PAPAI E O CHINELO CANTOU


LÁ NA RU VINTE E QUATRO
A MULHER MATOU UM SAPO
O SAPATO ESTREMECEU
O CULPADO
NÃO FUI EU


As crianças fazem a leitura na lousa....Elas adoram ler para os demais colegas da turma!!!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário